Gerir conflitos na equipe de representantes comerciais pode ser um desafio, mas trata-se de um processo essencial para aumentar as vendas. Até mesmo porque, quando o ambiente interno está em desacordo, os resultados não aparecem como deveriam.
Neste artigo, discutiremos como resolver conflitos na equipe de representantes comerciais e, com isso, aumentar suas vendas. Acompanhe até o final e entenda como você pode colocar no seu dia a dia estratégias para gerir seu time:
Delimite as demandas de acordo o perfil do representante comercial
Em primeiro lugar, é importante que você considere e delimite as variáveis que compõem o perfil de cada representante comercial. Desse modo, é possível evitar disputas por localização geográfica ou quaisquer outros conflitos. Veja o que considerar ao realizar a delimitação:
- Formação acadêmica: deve-se especificar o grau de escolaridade e, caso necessário técnico, superior ou pós-graduado.
- Carteira de clientes: indique qual o perfil do cliente que o candidato deve atender;
- Canal de venda: informe qual ou quais canal de venda o representante precisa estar atuando;
- Tipo de representada: esclareça o posicionamento competitivo das atuais representadas;
- Região de atuação: seja claro e preciso em relação à região de atuação do representante.
Estabeleça objetivos claros e mensuráveis
Ao estabelecer objetivos claros e mensuráveis para sua equipe, é possível norteá-los quanto às suas demandas e, com isso, auxiliar na resolução de conflitos entre representantes comerciais.
Uma boa dica é definir objetivos específicos para cada representante, alinhados com suas habilidades e responsabilidades. Por exemplo, em vez de um objetivo geral como “aumentar as vendas”, especifique “aumentar as vendas em 15% no setor X nos próximos três meses”.
Metas claras e um acompanhamento efetivo ajudam a evitar conflitos relacionados a expectativas não alinhadas e garantem que todos estejam cientes do que é esperado.
Priorize a transparência na comunicação
A comunicação aberta e transparente é a base para resolver conflitos na equipe de representantes comerciais. Por isso, estabeleça canais de comunicação e encoraje a equipe a compartilhar suas preocupações e sugestões.
Você pode realizar reuniões regulares para discutir não apenas os resultados, mas também desafios e oportunidades de melhoria. Além disso, é importante usar ferramentas de monitoramento para acompanhar o progresso e obter feedbacks – o que também será indispensável para fazer suas vendas dispararem.
Evite os conflitos na equipe de representantes comerciais e melhore o desempenho nas suas vendas!
Por fim, resolver conflitos na equipe de representantes comerciais é um desafio que pode trazer grandes recompensas. Ao identificar as causas dos conflitos e aplicar estratégias de resolução, é possível melhorar o desempenho nas duas vendas.
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