Se você está estudando formas de melhorar as suas estratégias de venda, pode ser que já tenha cogitado a representação comercial. Contudo, nem sempre fica claro para o empreendedor se essa é a melhor forma de levar seus produtos ao mercado.
Por isso, hoje vamos te ajudar a responder a pergunta: devo contratar equipes de representação comercial?
Acompanhe esse post para saber onde essa estratégia melhor se aplica e as suas principais vantagens.
A quem se destina a representação comercial?
O método de representação comercial pode ser aplicado em diversos tipos de empresas. É bastante comum em indústrias, que precisam criar meios eficientes de venda da sua produção.
É possível trabalhar com representação tanto em caso de produtos que serão vendidos no varejo como no atacado, bem como na venda direta ao cliente final. Para cada caso, é interessante alinhar o perfil do representante ao canal de venda que se pretende atingir.
Diversos setores aceitam esse tipo de venda, como vestuário, tecnologia, serviços, agronegócios, máquinas e equipamentos, entre outros. São várias as vantagens da representação e vamos conhecer algumas delas na sequência.
Vantagens da representação comercial
Mais do que aumentar o volume de vendas, a representação pode fazer a sua marca expandir e se fortalecer.
Ao longo do tempo de experiência que temos aqui na RepresentaMais, percebemos diversas vantagens em aplicar a representação comercial na estratégia de vendas.
Separamos algumas dessas vantagens e listamos a seguir.
Redução de custos e riscos
A representação comercial é uma profissão regulamentada. Os profissionais que atuam nessa área são contratados como PJ, por meio de suas empresas de representação.
Esse modelo de prestação de serviços reduz tanto os custos fixos como os riscos de relação trabalhista. Os representantes comerciais não serão colaboradores diretos da empresa, já que sua remuneração será baseada nas comissões de vendas.
É válido ressaltar que, para garantir que os custos e os riscos sejam reduzidos, é preciso que a política comercial da empresa esteja bem desenvolvida. Assim, será atrativa aos representantes permitindo contratações eficientes e duradouras, de forma que mantém a segurança da sua empresa.
Expansão das vendas
Vender por meio de representantes é uma forma de ampliar os horizontes da sua empresa. A expansão aqui não diz respeito apenas ao aumento do volume de vendas, mas também a ampliação territorial que você pode conquistar com esse modelo.
Você pode ter a base da sua empresa em uma região do país e ter representantes vendendo em diversas outras. Essa possibilidade se tornou ainda mais palpável depois da maior popularização das conferências virtuais e métodos de formalização de contratos e pagamentos online.
Mas para ter representantes em lugares distantes, é importante ter em mente que o recrutamento não é uma tarefa simples. É preciso fazer contato com um grande volume de candidatos para se obter um bom perfil para entrevista. Por isso, é bom contar com uma orientação especializada na hora de formar sua equipe.
Atendimento otimizado
Pode ser que você até já realize vendas à distância. Mas nada como o atendimento face a face. Mesmo que o relacionamento profissional nos meios virtuais tenha se tornado tão comum, ainda é mais fácil negociar e tirar dúvidas ao vivo.
Evidentemente, o atendimento prestado pelos representantes deve ser guiado pelos gestores comerciais internos da empresa. Nesse sentido, vale ressaltar a importância de que esse profissional se especialize na gestão de equipes de representantes, evitando a informalidade e garantindo o bons atendimentos.
Quer saber mais sobre esse assunto?
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Escrito por:
Marcelo Rosa
Sócio – RepresentaMais
marcelo.rosa@representamais.com.br