Como é possível aumentar as vendas em um mercado tão competitivo? Essa é a pergunta que não quer calar, qualquer que seja o setor em que uma empresa esteja inserida no cenário atual.
Neste artigo, separamos algumas dicas de ouro para te ajudar a melhorar ainda mais a atuação da sua empresa, assim como o seu desempenho em vendas.
Acompanhe conosco!
1- Formule uma estratégia integrada
Quando falamos em marketing, não estamos tratando apenas da divulgação e venda dos produtos. Pensar no planejamento de forma integrada é um detalhe que por vezes acaba passando despercebido na hora de formular a construção de marca.
Criar um planejamento de marketing diz respeito especialmente sobre a definição do posicionamento da empresa. Isso inclui o modo como o consumidor percebe a sua marca.
Saiba mais: O perfil do representante comercial e o posicionamento da sua empresa
Por exemplo: com base na comunicação, na precificação e nos métodos de venda utilizados, um consumidor pode deduzir se é um produto mais popular ou mais exclusivo, mais rápido de produzir ou mais trabalhoso, entre outras características que o diferenciem.
Por isso, no momento de pensar a estratégia, todos os aspectos que envolvem a colocação do produto no mercado devem ser estruturados em conjunto. Isso inclui as definições sobre o produto, os meios de venda e comunicação e a precificação.
2- Invista em Inbound Marketing para aumentar as vendas
Ao contrário do Outbound Marketing, estratégia por meio da qual a empresa realiza a prospecção ativa indo em busca dos clientes, o Inbound Marketing cria o ambiente para que a empresa seja encontrada por quem tenha interesse.
Por meio da estratégia de Inbound, uma marca pode criar conteúdos relevantes sobre o seu mercado e sua área de atuação, tirando dúvidas dos possíveis clientes e apresentando opções para resolver os problemas.
Essa estratégia se popularizou muito nos últimos anos, em que as redes sociais e os mecanismos de busca se tornaram mais acessíveis. Para que seja efetiva, é preciso trabalhar na construção de autoridade, como veremos a seguir.
3- Construa autoridade digital
Como você reconhece alguém que é autoridade em um assunto? Geralmente é com base no conhecimento que essa pessoa tem sobre isso, certo?
No caso de uma marca, a construção de autoridade acontece de forma semelhante. Os responsáveis pela empresa precisam compartilhar seu conhecimento em suas áreas de competência através de conteúdos que reflitam aquilo pelo que desejam ser reconhecidos.
Portanto, não basta apenas colocar no ar um perfil em uma rede social. É preciso criar conteúdos relevantes que permitam demonstrar o seu domínio sobre a sua área de atuação.
4- Fortaleça a sua marca
Para a Ana Couto, CEO da Ana Couto Branding, uma marca se fortalece ao desenvolver quatro características principais: ser diferenciada, ser relevante, ser memorável e ser consistente.
Para construir essas qualidades em sua marca, é preciso estar atento tanto na qualidade dos produtos como na forma como se posiciona em sua comunicação e no atendimento ao cliente.
No caso da venda por meio de representação, uma marca forte e consistente pode ajudar o representante a realizar as vendas. Isso acontece pois a reputação da marca precede o vendedor, abrindo caminho para que a negociação ocorra de forma descomplicada.
Para garantir isso, é preciso estabelecer um ambiente de capacitação eficiente ao representante, para que em cada atendimento, as características de sua marca sejam reforçadas e contribuam para as vendas.
5- Dicas para aumentar as vendas: Conclusões
Gostou das dicas que separamos nesse post? Avalie se elas fazem sentido no contexto da sua empresa, considerando o seu porte, área de atuação e a dinâmica de mercado em que a sua empresa atua.
Assim, é possível adaptar essas orientações ao seu cenário e desfrutar de seus benefícios da melhor forma possível.
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Escrito por:
Rafael Malta
Sócio – RepresentaMais
rafael.malta@representamais.com.br