Existem alguns tipos de venda de produtos e serviços que potencializam o alcance das empresas e ajudam a cumprir as metas.
Portanto, é importante analisar os objetivos da sua empresa, o posicionamento desejado e quais os recursos técnicos e financeiros disponíveis para se sobressair em um mercado tão competitivo como o atual.
No artigo de hoje, vamos te ajudar mostrando 4 tipos de venda de produtos e serviços. Acompanhe!
Vendedor CLT
Um dos benefícios de contratar um vendedor com carteira assinada é ter à disposição um colaborador em tempo integral, comprometido apenas com as metas de venda da sua empresa.
No entanto, ao contratar um, saiba que seu vendedor vai estar à frente de uma carteira de clientes possivelmente desconhecida para ele. Isso significa que ele deverá ser treinado e que precisa de tempo para se adaptar.
Afinal, esse funcionário tem que aprender sobre os seus produtos e serviços, assim como as regras da empresa, regiões de atendimento e até mesmo como construir um relacionamento com seus clientes.
Por isso, atente-se sobre as suas necessidades de venda, verificando se não seria mais vantajoso contratar alguém que já possua uma carteira de clientes alinhada às demandas da sua empresa.
Outro fator é que o contrato CLT possui encargos mensais ao contratante. Logo, é preciso estar preparado financeiramente, pois esse regime de contratação acaba sendo de alto custo.
Portanto, é preciso colocar na balança suas necessidades de venda e os custos mensais para traçar metas coerentes e poder arcar financeiramente com um vendedor CLT.
Marketplace
Os Marketplaces atualmente estão muito presentes como canal de vendas de muitas empresas. Essas plataformas operam como um grande shopping onde são comercializados diversos tipos de produtos e serviços.
Esse sistema funciona basicamente com a conexão entre ofertas e demandas diversas em um único ambiente digital. Com o Marketplace é possível encontrar diversos tipos de consumidores e abranger um grande público em uma única forma de venda.
A diferença nesse tipo de venda é que com um Marketplace o processo é mais automatizado, cabendo a plataforma escolhida apenas o intermédio das operações de venda.
A empresa que opta por usar um Marketplace para vender deve estar atenta às suas responsabilidades, como por exemplo atrair clientes para a compra, fabricação, estoque e entrega, entre outros.
Além do mais, para as empresas que trabalham ou querem trabalhar com E-commerce, os Marketplaces são peça chave, como veremos a seguir.
E-commerce
O E-commerce ou comércio eletrônico é onde as vendas de uma empresa acontecem de forma totalmente online.
Entretanto, mesmo que se pareça com o modo de funcionamento dos Marketplaces, esse tipo de venda é uma loja online da própria empresa. Sem a inserção de produtos e serviços externos a ela, é uma forma de ter exclusividade e evitar concorrências indesejadas.
Nesse tipo de venda, a empresa precisa estar disposta a criar sua loja online ou se cadastrar em páginas prontas dentro de plataformas de e-commerce.
Indicado para empresas com ampla variedade de produtos e serviços ou que possuem um mercado consumidor específico, o e-commerce traz algumas vantagens na gestão. Com ele é possível controlar estoque, analisar pedidos dos clientes, cadastrar preços e produtos, assim como manter um gerenciamento de vendas em um único local.
Porém, vale analisar se a sua empresa possui os recursos financeiros e técnicos necessários para sustentar um e-commerce próprio. Afinal, ao contrário do Marketplace, você será responsável também pela gestão e custos da plataforma.
Representante Comercial
O Representante Comercial é um profissional autônomo que é diferente do Vendedor CLT por não possuir vínculo empregatício. Esses profissionais devem ter registro no CORE (Conselho Regional de Representantes Comerciais) para atuarem no setor.
Para empresas que precisam crescer mas não possuem capital significativo para as vendas, o Representante Comercial é uma ótima alternativa. Isso porque esses profissionais autônomos têm como remuneração apenas as comissões sobre as vendas, sem gerar custos fixos para as empresas.
Esse profissional pode atuar em diversas empresas ao mesmo tempo, o que pode abrir oportunidades, considerando que o representante geralmente já possui uma carteira de clientes. Isso torna mais fácil a conquista de novas vendas.
Optar por vender através de um Representante Comercial tem benefícios como a expansão territorial através da exploração de novas regiões, que também contribui para a proximidade cultural.
Além disso, garante economia para a empresa, por não possuir custos fixos, trabalhando com a remuneração pautada na comissão das vendas. Vale citar também a redução de riscos trabalhistas, já que o profissional trabalha de forma autônoma.
Atenha-se ao que você vende e a abrangência necessária para vender seu produto ou serviço. Assim fica mais fácil escolher a melhor forma de vender. Verifique em qual cenário esses tipos de venda se enquadram e qual traz mais chances de sucesso nos resultados que você espera.
Escrito por:
Marcelo Rosa
Sócio – RepresentaMais
marcelo.rosa@representamais.com.br