Para representante

Ser um representante comercial ou procurar um emprego? 4 dicas para tomar essa decisão.

Muitos profissionais de vendas se questionam: ser um representante comercial ou procurar um emprego?

O artigo vai justamente tratar sobre esse tema, mas se engana quem acha que irei responder somente ao final!

A resposta para esse questionamento é curta e direta: DEPENDE.

Agora, como fazer essa avaliação é o “x” da questão. Apresentarei 4 fatores chave para o profissional de vendas decidir entre ser um representante comercial ou procurar um emprego:

 

1- Capacidade de gerar comissões como representante comercial:

O representante comercial é um profissional autônomo sem vínculo de emprego, cuja remuneração é baseada na comissão sobre vendas. Nessa perspectiva, a primeira coisa a se fazer antes de decidir entre ser um representante comercial ou procurar um emprego é de fato analisar o mercado em que se quer atuar, no sentido de compreender se há potencial robusto de vendas e, consequentemente, de gerar comissões.

Por outro lado, se o seu mercado alvo é menor, com margens mais apertadas ou muito instável, possivelmente seja mais interessante você procurar um emprego. O que significa dividir o risco com a contratante, a medida em que a remuneração do vendedor CLT é composta por salário + comissões.

 

2- Disponibilidade financeira para atuar como representante comercial:

Para tornar-se um representante comercial é aconselhado abrir uma empresa de representação comercial, pois é o formato que a maioria das representadas contrata, grande parte não aceita representantes comerciais pessoa física.

Assim como todo negócio, a representação comercial deve ser enxergada como uma empresa, levando em conta investimentos, despesas, receitas, e tudo mais que um empresário precisa analisar.

Diante desta perspectiva e, especialmente em decorrência do lead time entre o início de um trabalho de representação comercial e o efetivo recebimento de comissões, é que o profissional de vendas necessita analisar a sua disponibilidade financeira para tornar-se um representante comercial.

Caso no ato desta avaliação sobre ser representante comercial ou procurar um emprego você esteja com uma restrição orçamentária muito grande, o indicado é procurar um emprego e reavaliar ser um representante comercial futuramente.

 

3- Carteira de clientes:

Talvez o maior desafio do representante comercial é a prospecção de clientes, afinal de contas, a maioria dos profissionais de venda tem certa restrição em realizar prospecção, especialmente aqueles que ainda usam o método da cold call.

Por conta disto, é somente indicado que um profissional torne-se representante comercial se ele já possuir carteira de clientes no segmento de atuação. Sendo assim, não é recomendado iniciar uma jornada autônoma sem ao menos ter uma base inicial de clientes (leia-se clientes como possível receita).

Quer dizer, se você está iniciando no mundo comercial e está na dúvida sobre qual formato, pode ser interessante iniciar a sua carreira como um vendedor celetista e, possivelmente, fazer uma migração para o formato autônomo no futuro.

 

4- Espírito empreendedor:

A decisão entre ser empresário do ramo de representação comercial ou procurar um emprego não passa somente por variáveis financeiras e comerciais, mas sim, pelo seu espírito empreendedor.

Se você é uma pessoa inquieta, ambiciosa, disposta a correr riscos e quer trabalhar para si, são características indicativas de que pode ser uma boa alternativa abrir a sua própria empresa de representação.

Porém, não tem nada errado se você for um profissional mais conservador, que quer fazer carreira em uma empresa e ter os bônus  e ônus que a legislação trabalhista proporciona.

Não existe um certo ou errado, apenas precisa-se respeitar as características de cada indivíduo, pois elas são parte do processo decisório do futuro de cada um.

 

Em resumo, no começo do artigo foi citado que a resposta para a pergunta “ser um representante comercial ou procurar um emprego?” era DEPENDE, bem como,  4 fatores chaves seriam apresentados, como realmente foram.

Todavia, para ainda ficar mais claro como tomar esta decisão, vamos ao check-list (“marque” o campo se a resposta for SIM):

(  ) O mercado que você quer atuar tem potencial significativo de vendas?

(  ) Você tem recursos para investir na sua empresa de representação comercial?

(  ) Você possui carteira de clientes no segmento no qual você quer atuar?

(  ) Você quer ser dono do seu próprio negócio, fazer a sua própria receita e aceita correr todos os riscos inerentes a essa decisão?

Se todas as respostas acima forem SIM, você provavelmente terá sucesso como representante comercial, e a RepresentaMais poderá lhe ajudar nessa jornada.

 

Clique aqui para ser um RepresentanteMais e ter todos os benefícios gratuitos que oferecemos aos nossos amigos representantes comerciais.

Escrito por:

Rafael Malta 

Sócio – RepresentaMais

rafael.malta@representamais.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *