Para representante

4 dicas para o representante comercial começar a ter sucesso agora!

Chegamos já quase na metade do ano de 2021 e você ainda está “patinando” com a sua empresa de representação comercial?

Então esse artigo é para você, representante comercial, que quer ter um segundo semestre melhor que o primeiro!

Não há como negar que estamos ainda em um ano atípico, a pandemia que assombra todo o globo não nos traz sossego, tampouco para de fazer vítimas. Porém, o representante comercial não pode parar, afinal de contas, ele é um forte propulsor econômico, um pilar importante para a economia brasileira.

Se já não bastasse a responsabilidade com a sociedade que o representante comercial tem, o mesmo, como profissional autônomo cuja remuneração é variável, também precisa trabalhar por si e por aqueles que dependem da sua força para se sustentarem.

Diante deste cenário, este artigo irá apresentar 4 dicas para o representante comercial ter sucesso ainda em 2021.

 

1- Se adapte, representante comercial:

Como diria Charles Darwin: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

Os últimos meses  foram totalmente alterados pela COVID-19, sobretudo a atividade de representação comercial!

Aquela máxima de que “quem não visita, não vende”, foi colocada em cheque, haja vista que ficamos um longo período sem poder nos locomover, com isso, os meios digitais de comunicação ganharam muita força.

Atualmente é inimaginável trabalhar sem o auxílio de ferramentas como o Google Meet, por exemplo; pegar um avião de Porto Alegre/RS para São Paulo/SP para fazer uma única reunião ou postergar a realização de uma apresentação de proposta porque o deslocamento é muito distante.

Se não bastasse os efeitos colaterais da pandemia, ainda vivemos em um país com um custo de combustível quase na lua, o que encarece ainda mais a atividade de representação comercial.

Não quero pregar aqui que não se deva visitar os clientes, muito menos afirmar que a “qualidade” de uma reunião online é a mesma que uma presencial, longe de mim ter essa pretensão.

Porém, a mensagem que eu quero passar é que o representante comercial precisa se adaptar, algumas velhas práticas não são mais possíveis serem adotadas neste novo mundo que se desenha.

Sendo assim, se você no primeiro semestre ainda não reviu a sua estratégia de atuação, sugiro que faça uma cuidadosa revisão, URGENTE!

 

2- Despeça representadas:

Isso mesmo que você leu, despeça representadas!

A palavra foco nunca foi tão importante. Se você é daqueles representantes comerciais que possuem diversas representadas, sendo que a maioria você mal dá atenção, esse é um bom momento de rever isso.

O representante comercial não tem só o direito de “despedir” representadas que não lhe tragam retorno financeiro, mas também o dever. Investir tempo, por menor que seja, em pastas que por algum motivo não são rentáveis, é um erro que não pode ser cometido.

Portando, a dica aqui é dar energia e foco total naquilo que realmente lhe gera comissão!

 

3- Qualifique-se:

Nunca antes na história tanto conteúdo online foi disponibilizado!

Atualmente, para aprender um tema novo basta querer, o acesso a informação é extremamente fácil e ágil. Em muitos casos, não é mais necessário pagar caríssimo por um curso de vendas, por exemplo, ou fazer todo um curso superior se você apenas precisa adquirir uma competência específica.

Sites como Youtube e Google são atualmente grandes enciclopédias gratuitas e de rápido uso, que permitem que o conhecimento chegue de maneira democrática a grande parte da população.

Por conta disso, é extremamente importante que você, representante comercial, qualifique-se constantemente, as ferramentas estão aí, à disposição, basta usá-las.

 

4- Não dê desculpas:

A desculpa da vez é: “não  consegui por conta da COVID-19”.

Bem, como discorrido durante o artigo, é inegável o prejuízo de diversas naturezas que essa catástrofe trouxe para todos. Todavia, tenho contato com muitos representantes comerciais e posso afirmar com segurança: salvo representantes comerciais que atuam em alguns mercados que de fato foram dizimados, a grande parte dos representantes que realmente trabalharam com sangue nos olhos, sem desculpas, tem conseguido passar por esse momento.

Com muita frequência analiso resultados de representantes em localidades similares, com mesmos produtos, mas com resultados muito diferentes. Você sabe a diferença entre eles? Um  se adaptou, faz várias reuniões online, foca no que realmente dá dinheiro, se qualifica constantemente, está sempre no Youtube aprendendo coisas novas, enfim, faz  que tem que fazer, já o outro, dá desculpas!

 

Se você ainda não é um RepresentanteMais, a hora é agora, clique aqui e venha ser nosso parceiro.

 

Representante comercial

 

 

 

Escrito por:

Rafael Malta 

Sócio – RepresentaMais

rafael.malta@representamais.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *