A prospecção de novos clientes é essencial para o funcionamento saudável de uma organização. Por mais fiéis que a sua carteira de clientes sejam, infelizmente todos os clientes possuem um “tempo de vida” vinculados ao seu produto ou serviço. Portanto se torna fundamental a prospecção de novos clientes para que a sua empresa não diminua os lucros.
Existem diversos processos para prospectar novos clientes para as empresas. Hoje abordaremos 3 estratégias que podem ajudar a sua empresa para a captar nossos clientes para o seu negócio. Vamos nessa!
1. Trate a sua base de dados
Seja através de um sistema de dados avançado ou uma simples planilha no Excel, se você possui uma estrutura comercial é bem provável que você tenha uma lista de registros com alguns dados como: nome, telefone, e-mail e demais informações sobre clientes que em algum momento já compraram da sua empresa e que por algum motivo acabou abandonando o seu produto ou serviço.
Após um determinado tempo, é interessante tentar se reconectar com esses antigos clientes, procurar entender as suas necessidades, os motivos pelos quais ele abandonou a parceria com a sua empresa e tentar ofertar algo que entregue valor para ele. Esse processo é muito tradicional e constantemente trás resultados para as empresas que tratam a sua base de dados periodicamente, conseguindo assim, reativar antigos clientes e criar uma nova relação mais duradoura.
2. Pré-venda para conseguir novos clientes
O processo de pré-venda é muito importante para quem busca prospectar novos clientes, muitas empresas empurram o processo de pré-venda diretamente para os seus vendedores, porém esse não é o método mais indicado. O Vendedor possui diversas tarefas durante o dia, tais como atender clientes, tirar dúvidas, realizar orçamentos, pedidos entre outras demandas. Devido a isso o mais indicado é investir em uma equipe de pré-venda, profissionais especializados que irão focar somente na captura de leads que façam sentido para a sua empresa, para que eles se tornem clientes no futuro.
Uma estratégia de pré-venda muito conhecida no mercado é a da Receita Previsível, temos um artigo aqui no blog que aborda de maneira mais detalhada esse tema. Sugiro que após a leitura deste texto se possível você tire uns minutos para realizar essa leitura complementar que irá agregar conhecimento para você que planeja desenvolver um processo de pré-venda.
3. Presença digital
Uma forma “indireta” de captar novos clientes é através da presença digital. Atualmente qualquer dúvida ou busca por informação que fazemos é através da internet, mais precisamente de ferramentas de busca como o Google por exemplo. Por isso é interessante que sua empresa tenha um site para expor os seus produtos e para contar um pouco da história da sua organização. Aquela máxima de “Quem não é visto, não é lembrado” é seguida a risca no meio digital. Pensa conosco, você é um fabricante de Luminárias da região de São Paulo. Se um possível cliente pesquisar por “Comprar luminárias em SP” no Google e somente aparecer termos de pesquisa relacionados aos seus concorrentes, é muito provável que ele dará prioridade para essas marcas, já que a sua empresa não existe para ele, pelo menos não na rede de pesquisa da internet.
Essas foram as 3 estratégias para prospectar novos clientes, espero que este texto tenha lhe ajudado a fazer uma reflexão sobre as diversas possibilidades para prospectar clientes de maneira recorrente. Aqui em nosso blog possuímos diversos artigos produzidos para que você expanda o seu conhecimento no que tange a estratégias comerciais e principalmente pautas sobre representação comercial, que são baseadas em estudos científicos e na nossa experiência de quase 10 anos de mercado. Lembrando, em nosso Instagram também postamos dicas semanais sobre temas relacionados ao mundo da representação comercial.