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O que o Representante Comercial Precisa Saber Antes de Ir a Campo?

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Equipe de Representantes comerciais recrutada e contrato assinado, agora é só esperar o faturamento aumentar correto? Errado, uma etapa muito importante que por vezes é negligenciada pelas grandes empresas é a etapa de capacitação sobre a empresa também conhecida como integração ou triagem dependendo da cultura da organização.

Para que o seu representante comercial possa desempenhar no mais alto nível, é necessário que ele conheça na prática como o seu negócio funciona, algo que vai além do produto em si. É necessário que o representante comercial entenda como é feita a sua tabela de preço, como é feita a dinâmica dos seus prazos de entrega, condições de crédito, trocas, serviço de garantia e todas as demais áreas e funções que se correlacionem diretamente como o representante no dia a dia, para que ele possa ter mais argumentos e embasamento na hora de abordar um cliente para oferecer o seu produto ou serviço.

Identidade Visual e Comportamento da Marca

Caso a sua empresa siga à risca os parâmetros estipulados pelo seu setor de marketing junto com a diretoria, se faz necessário que o representante comercial entenda quais as recomendações para que ele coloque-as em prática durante as visitas realizadas no cliente. Apesar de não ser uma prática comum muitas empresas oferecem “uniformes” ligados a marca ou ao produto e estabelecem um padrão visual para que o representante atenda os seus clientes em comum. Para estar totalmente alinhando com os valores, princípios e diferenciais da marca é interessante também realizar um treinamento com argumentos de venda voltados para as principais características que fazem com que o seu produto seja diferente dos demais no mercado, trazendo assim um maior “no hall” para o representante na hora de oferecer o seu produto.

Realize a Integração do Representante Comercial.

Após contratar o representante, convide-o para visitar a sua empresa para receber o treinamento e a capacitação de maneira presencial se possível, isso fará com que você fortaleça os laços com o seu representante e crie um vínculo mais amigável. Durante essa integração é interessante realizar um tuor pela empresa para que o representante comercial entenda na prática como funciona o seu modelo de negócio. Marcar um bate-papo breve com os coordenadores de setores como SAC e Cobrança também é um ponto diferencial para que o representante tire suas principais dúvidas. Lembrando que são apenas recomendações, entendemos que por muitas vezes devido a rotina da empresa, não será possível realizar essa integração mais completa tudo em um só dia. Mas é de extrema importância deixar o representante ciente sobre essas questões que irão fazer parte da rotina dele após a concretização dessa parceria, para que ela seja benéfica para ambos os lados.

Dica extra: Organize Eventos Envolvendo os Representantes.

Além de realizar uma capacitação completa do representante comercial para que ele possa realizar as vendas da forma mais eficiente possível, também é essencial manter esse representante atualizado para que ele não baixe o nível de qualidade no atendimento que você o ajudou a estabelecer, passando todo o conhecimento necessário para que ele possa realizar a venda com tranquilidade. Realizar eventos periódicos  como convenções, treinamentos e exposições são boas formas de manter o seu representante sempre atualizado com as principais notícias vinculadas a sua empresa.

Nosso artigo de hoje foi baseado em um dos tópicos que são abordados na política comercial de nossos clientes. Saiba que para atrair bons representantes é de suma importância possuir uma politica comercial clara e coesa. Que seja de fácil assimilação para quem esteja lendo. Em complemento a esse assunto sugiro que você leia: Entenda os efeitos positivos que a política comercial pode gerar.

Esses e diversos outros serviços são oferecidos pela RepresentaMais, desde 2013 ajudamos muitas empresas dos mais diversificados segmentos a contratarem bons representantes comerciais para aumentarem as suas vendas.

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