O processo de recrutamento de representantes comerciais deve incluir a análise de uma série de fatores, partindo do princípio de que essa decisão pode transformar o futuro da sua empresa.
Esta é a primeira etapa da formação de uma equipe, envolvendo também a seleção e contratação dos profissionais que serão responsáveis pelo elo entre um negócio e seus clientes. Essa etapa consiste no primeiro contato com os candidatos a representantes comerciais. Por isso, o ideal é levar uma mensagem que produza neles o interesse em trabalhar com a representada.
Após a aprovação neste primeiro passo, em que já houve o conhecimento da empresa e aceitação das condições, o próximo nível é o fornecimento de dados, formando ao todo, 4 etapas. Continue lendo o artigo e conheça na prática o passo a passo para o recrutamento de representantes comerciais!
1. Contato inicial
Em primeiro lugar, há o contato inicial. Embora essa seja a fase de maior ansiedade, é uma das mais importantes, pois como diz a expressão, a primeira impressão é a que fica. Essa etapa se baseia em uma abordagem direta que tem como objetivo conferir qual é o interesse que o candidato tem em relação à oportunidade.
Sendo assim, será preciso apresentar todas as condições de forma adequada, com o máximo de seriedade e transparência, apresentando valores e informações iniciais sobre a empresa.
2. Preenchimento da ficha
Em seguida, após a verificação do interesse inicial, é possível seguir para o próximo passo: o preenchimento da ficha. Neste momento, o recrutador deve solicitar o preenchimento da ficha de representante comercial, a fim de que o candidato forneça seus dados.
3. Conferência
Na sequência, o recrutador deve conferir todas as informações que foram inseridas pelo representante comercial. Essa é uma das etapas mais relevantes, pois será possível estudar o currículo do profissional que está se candidatando, bem como conferir se o perfil está alinhado ao público-alvo do mercado, as experiências anteriores e, claro, a análise de coerência do código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
4. Pré-seleção
Por último, mas não menos importante, há a fase de pré-seleção. Esse é o momento em que o recrutador deverá entrar em contato com o candidato para tirar possíveis dúvidas que existem após a conferência dos seus dados e também indicar os detalhes sobre a política comercial. Ao finalizar, será preciso verificar mais uma vez, o interesse do profissional para atuar juntamente com a representada.
Normalmente, esse processo de contato inicial até a pré-seleção, dura em torno de uma semana. Quando, porém, o candidato demora mais de 15 dias para envio da ficha, há automaticamente, uma reprovação do mesmo, pois subentende-se que há desinteresse pela atuação. Embora não exista um tempo específico de retorno, indica-se que seja o mais breve possível, a fim de que ambos estejam em conformidade.
Saiba mais sobre o processo de recrutamento de representantes comerciais!
Por fim, esperamos que este conteúdo tenha o ajudado no processo de recrutamento de representantes comerciais para a sua empresa. Vale lembrar que, dentro do planejamento comercial, é interessante que o recrutador faça um estudo de documentação do candidato, assim como ensinamos na RepresentaMais.
Dentro da nossa metodologia de assessoria a gestores comerciais, mencionamos a importância de estudar e procurar novos candidatos em canais como o Linkedin, Recruiter, canais de comunicação dos COREs, e o nosso próprio grupo de networking.
Além disso, também destacamos que a escolha da melhor proposta seja feita após uma pesquisa aprofundada, lembrando sempre de priorizar uma abordagem criativa e a ferramenta ideal para chegar até os profissionais.
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