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Automação na equipe de vendas: quais as vantagens?

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Cada vez mais, a tecnologia faz parte de diferentes processos, inclusive nos processos de negociação. E você gestor, já deve ter ouvido falar em automação na equipe de vendas. Caso ainda não, entenda quais são as suas principais vantagens para alavancar seu negócio.

 

Entender se sua equipe de vendas é suficientemente capaz de produzir bons lucros nem sempre é uma tarefa fácil. Além disso, em se tratando de representantes comerciais, o desafio é ainda maior dado o fato de que não é possível acompanhá-los o tempo inteiro de perto.

Portanto, é preciso encontrar meios mais eficientes de fazer esse monitoramento. No post de hoje, você vai entender como a automação na equipe de vendas pode ajudar tanto nesse, quanto em outros pontos cruciais para aumentar os lucros. Veja tudo a partir de agora aqui, no blog RepresentaMais.

Vantagens da automação na equipe de vendas: por que adotar?

automação vendas
Descubra todas as vantagens da automação para a sua equipe de representantes comerciais.

1 –  Proporciona controle de equipe

Como disse Jim Rohn, um autor, empreendedor e palestrante motivacional americano ““O desafio da liderança é ser forte, mas não rude; ser gentil, mas não fraco; ser ousado, mas não um valentão; ser humilde, mas não tímido; ser orgulhoso, mas não arrogante; tenha humor, mas sem loucura”.

A princípio, pode parecer algo complexo, mas á medida em que você começa a entender o que de fato faz uma gerência, passa a entender que é preciso sim existir controle sobre a equipe, contudo, ela não deve se sentir pressionada.

Com um sistema de automação na equipe de vendas, isso acontece. Isso porque através dele, torna-se possível analisar as atividades diárias do representante.

Existem softwares que, através de um painel administrativo, permite que o gestor veja em tempo real o que o representante está fazendo.

Isto é,  torna-se possível saber todas as ações da sua equipe de vendas, como, por exemplo:

  • Quantidade de negócios fechados por dia;
  • Agenda de visitas;
  • Planejamento e rota percorrida;
  • Localizador em tempo real;
  • Número de pedidos de produtos realizados;
  • Registro de entrada e saída do aplicativo.

Tudo isso sem que você precise cobrar cada passo, pois será necessário que o representante alimente o sistema para que também possa ter acesso à informações importantes para o seu trabalho, como saber a quantidade de estoque e, até mesmo, consultar a sua agenda.

2 – Promoção de vendas

Nem sempre o rendimento da equipe é dos melhores, já que existem fatores tanto internos quanto externos que podem influenciar no desempenho das vendas.

Coollen Stanley afirma em seu livro ” Inteligência Emocional para o sucesso nas vendas” que a motivação é o elemento-chave para processos de vendas bem-sucedidos.

Para isso, uma boa dica é utilizar o recurso de promoção dentro da automação na equipe de vendas.  Assim, através de um software que ajude nesse processo será possível ao representante comercial:

  • Sugerir promoções de acordo com o histórico de compras do cliente;
  • Realizar campanhas de vendas;
  • Liberar verbas de descontos;
  • Sugerir produtos similares aqueles que estão em falta;
  • E muito mais.

Você sabe o que é positivação de clientes? Veja tudo lendo esse nosso artigo.

3 – Facilitar todo o processo de rotinas financeiras

Alguns gestores podem enfrentar problemas no que diz respeito às finanças, como as comissões, clientes em atraso e sistema tributário. Dessa forma, um sistema de automação na equipe de vendas também se torna uma ótima alternativa, pois permite o controle não só dessa, como também, de outros elementos que fazem parte da rotina financeira de uma empresa.

Gostou de mais esse conteúdo sobre automação da equipe de vendas?

Então continue acompanhando as postagens da RepresentaMais  para ter as melhores dicas.

Não se esqueça de acessar o perfil no LinkedIn de Rafael Malta, um especialista em gestão de vendas que poderá te passar as melhores dicas sobre esse mundo dos negócios.

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