Existem diversos perfis de representantes comerciais, assim como em outras profissões, devemos tomar cuidado na hora de recrutar uma pessoa para uma nova vaga. Neste texto abordaremos algumas características semelhantes que podemos encontrar em um perfil de representante comercial confiável, para que você forme parcerias duradouras.
Assim como em qualquer relação, seja ela pessoal ou profissional a confiança é um fator chave para determinar um bom convívio entre as partes e não seria diferente na representação comercial. Vamos então a 4 tópicos para exercitarmos a sua reflexão e análise crítica no momento de recrutar novos representantes comerciais para o seu negócio.
1. Perfil Comportamental
Ao realizar o primeiro contato com o representante comercial é possível notar em poucos minutos se o perfil dele se adequa ao perfil que a sua empresa está buscando. Para quem recruta em portais de vagas onde não existem tantos filtros é normal, por vezes encontrar o perfil de representantes aventureiros, que estão iniciando a carreira e ainda não possuem a experiencia mais adequada para formar determinada parceria com a sua empresa. Destacamos nesse tópico analisar o nível de seriedade e comprometimento que o representante possa ter com a sua marca. Ele tem que transparecer que realmente quer representar a sua empresa, passando assim confiança para que você o recrute.
2. Verificar a Procedência do CNPJ
Como já citado em outros artigos da RepresentaMais o representante comercial não pode ser MEI, devido ao fato de que a representação comercial é uma classe regularizada por lei, que possui um órgão regulamentador conhecido como CORE. Não existem restrições contra CNAE e porte da empresa (contato que não seja MEI), mas é interessante realizar essa boa prática de validar os dados jurídicos do representante antes de partir para a próxima etapa do seu processo seletivo de contratação de representantes comerciais. Observação, você pode vir a encontrar representantes que não possuem o registro no CORE, cabe a você exigir ou não essa regulamentação do registro, para contratar um novo representante comercial.
3. Opte por Representantes Comerciais do seu Segmento
Nosso terceiro tópico é sobre o cuidado que você deve ter para recrutar o representante comercial certo. Uma boa prática que muitas empresas utilizam é buscar por representantes que já atuem dentro do ramo, fazendo assim com que o representante comercial venha mais preparado e com vivência e autoridade dentro do mercado para representar a sua marca. Outro fator é buscar por representantes comerciais que trabalhem com produtos complementares ou similares ao seu, assim as chances dele possuir uma carteira de clientes com o mesmo público alvo que o seu é muito grande.
4. Analise as representadas
O representante comercial é o retrato daquilo que ele vende. Esta frase impactante, porém, verdadeira tem como intuito lhe fazer refletir sobre o perfil do representante comercial que você está prestes a contratar. Além da analise jurídica já menciona acima é interessante que você se atente as representadas que estão vinculadas ao representante comercial que você deseja contratar. A partir desta interpretação você vai conseguir identificar algumas características extras sobre o perfil do representante. Recomendamos que você faça a leitura complementar do seguinte artigo: 3 dicas para chamar a atenção de bons representantes comerciais. Para agregar conhecimento na sua busca.
Gestor comercial, esses foram os 4 tópicos para te ajudar a encontrar bons representantes comerciais que possam transmitir a confiança que você precisa para desenvolver uma parceria que se consolide ao longo dos anos. Lembre-se que mesmo recrutando o perfil que você entende ser o mais correto para aquela determinada região ou carteira de clientes é necessário que você preste suporte periodicamente para esse representante, fazendo com que ele atue no mais alto nível quando for representar a sua marca visitando os clientes, manter conversas sadias buscando entender o mercado e as dores tanto do representante quanto do cliente é essencial para manter as vendas em alta.