Aumentar as vendas é um objetivo comum em muitas empresas, afinal de contas, vivemos em um mundo predominante capitalista, o crescimento das empresas é natural e essencial.
Contudo, para que esse crescimento nas vendas aconteça, algumas despesas também acabam aumentando. Portanto, para garantir a lucratividade, é preciso buscar o equilíbrio entre o dinheiro que entra e o que sai do caixa.
Nesse artigo, vamos comentar sobre as despesas fixas, destacando quais delas aumentam quando buscamos impulsionar as vendas. Além disso, vamos apresentar uma solução inteligente para equilibrar esses gastos.
Vamos lá?
O que são as despesas fixas
Na contabilidade de uma empresa, as despesas são todos valores desembolsados para a manutenção das atividades administrativas. Nessa relação não entra o que é despendido diretamente na produção – esses gastos são chamados formalmente de custos.
Para explicar o que são as despesas fixas, precisamos diferenciá-las das despesas variáveis.
As despesas variáveis têm uma relação indireta com a produção, venda e distribuição dos produtos. Não é considerada um custo pois não está vinculada com a produção em si, mas com as atividades administrativas que são impactadas pelas variações na produção.
Ou seja, nas despesas variáveis vamos ter valores como o consumo de energia, gastos com frete, combustível, embalagens e outras atividades que variam mês a mês, dependendo do volume de produção e de vendas.
Já as despesas fixas são aquelas que se mantêm as mesmas independente da produção ou das vendas mensais. Por exemplo: o aluguel do escritório administrativo é uma despesa fixa, pois vendendo ou não em um determinado mês, é preciso arcar com esse gasto.
Vale ressaltar que o termo “fixo” não se refere ao valor em si, mas à presença desse custo no fluxo de caixa mensal. Ou seja: a internet é uma despesa fixa (todo mês precisa ser paga), mas o valor (o quanto será pago) pode ter variações. Já os valores de comissões, por exemplo, são variáveis, visto que se alteram conforme o volume de vendas.
O que aumenta quando buscamos vender mais
Pensando nas despesas fixas, existem alguns gastos que podem ser impactados quando colocamos como objetivo o aumento de vendas.
Para vender mais, é preciso aumentar a visibilidade da marca. Por isso, os gastos com marketing aumentam. Esses valores podem se tornar despesas fixas, como no caso de se contratar serviços recorrentes de uma agência para realizar ações de divulgação e promoção dos produtos e serviços.
Outro fator que acaba impactando bastante nas despesas fixas para aumentar as vendas são os custos com recursos humanos. Vender mais implica em ter mais vendedores ativos, prospectando e trazendo novos clientes para a empresa.
Quando essa equipe de vendas é interna, formada por colaboradores contratados via CLT, os encargos relativos a essas contratações serão despesas fixas. Ou seja, sendo um bom mês de vendas ou não, esses gastos deverão ser pagos de qualquer forma.
Solução para aumentar as vendas sem impacto fixo
Pensando em estratégias que te auxiliem aumentar as vendas sem elevar as despesas fixas, uma boa solução é a venda via representação comercial.
O representante comercial é um profissional autônomo, que atua prestando serviços sem vínculo empregatício.
A representação comercial é regulamentada no Brasil e tem sua atuação orientada pelos conselhos regionais e nacional. Isso garante a prática legal dessa profissão, conferindo segurança ao empreendedor que opta por esse tipo de serviço em suas vendas.
Essa é uma solução para aumentar as vendas sem impactar nos custos fixos, pois a remuneração para os representantes é baseada somente na comissão sobre vendas.
Nesse sentido, é vantajoso investir nessas formas de vendas, uma vez que os gastos com mão de obra se tornam despesas variáveis. Isso reduz muito os riscos da empresa,especialmente em cenários de incerteza.
Quer saber mais sobre a atuação dos representantes?
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Escrito por:
Marcelo Rosa
Sócio – RepresentaMais
marcelo.rosa@representamais.com.br