Embora você possa ter todas as habilidades necessárias para ser um bom vendedor, seu sucesso final será determinado por sua capacidade de colocá-las em prática.
Damos algumas dicas para ajudá-lo no seu caminho.
Pense a longo prazo
Os melhores profissionais de vendas não se concentram apenas em fazer uma venda, eles procuram construir relacionamentos de longo prazo. Você deseja que seus clientes e clientes confiem em você e voltem sempre para você. Vá mais longe com seus clientes, por exemplo, acompanhando após uma venda para ter certeza de que estão satisfeitos com o produto e serviço que receberam. Esse é o tipo de coisa com que muitos vendedores não se importam, e isso fará com que você se destaque.
Depois de se posicionar como um especialista, você também descobrirá que seus clientes o recomendam a outras pessoas. Pensar em construir relacionamentos e seu negócio desta forma, portanto, prepara você para o sucesso a longo prazo.
Invista seu tempo com sabedoria
A produtividade é muito importante nas vendas. Muitos profissionais de vendas perderão seu tempo em atividades que, em última análise, rendem pouco ou nenhum retorno. Você precisa ter a mentalidade de analisar com precisão o valor de cada ligação ou reunião – apenas gaste tempo em tarefas que lhe dirão algo útil, seja para um futuro imediato ou distante.
Você precisa realmente se preocupar
Os melhores profissionais de vendas tratam suas funções como mais do que apenas empregos. Você precisa se dedicar ao crescimento do seu negócio e ter fome de descobrir tudo o que puder sobre seus clientes existentes e potenciais. Você também precisa estar preparado para abrir mão do seu tempo livre – o networking é muito importante para desenvolver relacionamentos, seja em eventos noturnos, nos finais de semana no campo de golfe ou em eventos esportivos de alto nível. Nunca recuse um convite porque você está “muito ocupado”.
Conheça e acredite no seu produto
Os vendedores devem acreditar no produto que estão vendendo – se você não está convencido, como pode esperar persuadir os outros de seu valor? Um fator chave que sustenta isso é o seu conhecimento. Você precisa saber tudo sobre o produto – tanto os pontos bons quanto os ruins – e ter todas as bases cobertas em termos das perguntas que provavelmente serão feitas. Em particular, você precisa saber as necessidades exatas dos endereços dos produtos e ser capaz de personalizá-los de acordo com seus clientes para torná-los relevantes para eles.
Conheça o seu mercado de dentro para fora
Nunca pense que sabe tudo sobre o seu mercado. Sempre há mais para aprender. Os melhores profissionais de vendas não apenas conhecem seu produto de dentro para fora e de trás para frente, mas também sabem tudo sobre seus concorrentes e o que eles oferecem. Armado com esse conhecimento, você pode se preparar para quaisquer perguntas difíceis de seus clientes.
Além disso, você deve estar sempre por dentro das últimas novidades do mercado. Uma empresa publicou resultados positivos que podem estar interessados em seu produto? Com condições econômicas difíceis e muitas empresas em dificuldades, todas as pistas dessa natureza devem ser exploradas. Ao mesmo tempo, como os desenvolvimentos no mercado afetam seu trabalho? Foi implementada legislação que tornará tudo mais fácil ou mais difícil? Seus concorrentes atualizaram ou criaram uma nova oferta de produto? Você precisa reagir a essas mudanças de forma rápida e eficaz para garantir que está no topo do jogo.
Pense no fracasso como uma oportunidade
Você trabalhará em negócios que fracassam. É inevitável. Mas o que importa é como você reage a essas decepções. Na verdade, você deve considerar as falhas ao fechar um negócio como investimentos para o futuro. O que você aprendeu? Como você pode aplicar isso para aumentar as chances de sucesso na próxima vez? Você poderia voltar ao cliente no futuro, quando ele estiver mais interessado em seu produto? Todos esses pontos irão prepará-lo para o sucesso a longo prazo.
Fonte: https://www.robertwalters.co.uk/career-advice/how-to-be-a-successful-salesperson.html