Uma dúvida presente em muitos gestores comerciais é a de como fazer a melhor seleção de representantes. Ao longo do recrutamento desses candidatos, é primordial que haja uma análise de diversos fatores, tanto para captar bons profissionais, como também aqueles que entendam sobre o seu negócio.
Isso porque, a figura do representante comercial precisa ter a “cara” da sua empresa perante o mercado, tendo em vista que a sua imagem será associada como um contato inicial e, portanto, a primeira impressão acerca da representada.
Pensando nisso, elaboramos um artigo completo com todas as variáveis que o entrevistador deve avaliar para fazer a melhor seleção de representantes. Continue lendo o artigo e confira a seguir:
Capacidade financeira
Em primeiro lugar, o recrutador deve analisar a capacidade financeira para fazer a melhor seleção de representantes. Em outras palavras, os profissionais que procurarem fazer perguntas sobre ajuda de custo ou trabalho CLT para iniciar uma parceria podem não estar preparados para realizar tal função.
Essa é uma premissa importante, tendo em vista que a atividade de representação comercial deve ser realizada por meio de comissionamento, o que o difere de um vendedor contratado.
Então, se o candidato pergunta sobre esses recursos, é muito provável que ele não entenda a profissão ou não tenha o perfil de representante comercial. Sendo assim, ele pode não ter o financeiro que é necessário na profissão para investir em novas visitas, por exemplo.
Empresas representadas
Outra variável de análise para a melhor seleção de representantes são as empresas representadas. É importante se atentar não apenas sobre a quantidade, como também sobre quais são essas empresas.
Tais informações são relevantes para saber se, no futuro, ele poderá suprir as demandas da representada (em termos de quantidade) e como ele demonstrará a imagem da sua empresa (no que se refere ao posicionamento de mercado).
Isso porque, se ele presta serviços para empresas de um setor totalmente oposto ao seu, poderá haver uma distorção do posicionamento que você deseja passar na representada.
Perfil Comportamental
O perfil comportamental pode dizer muito sobre o profissional! Hoje em dia, para fazer a melhor seleção de representantes, é mais do que necessário avaliar o comportamento dos candidatos. Entre emotivo e racional, o ideal pode variar de acordo com o segmento da representada.
Carteira de clientes
Ademais, para fazer a melhor seleção de representantes, também deve-se considerar a carteira de clientes. Neste item, vale a pena investigar se o profissional conhece o seu público-alvo, sendo este um fato essencial para alcançar mais vendas.
Imagem do profissional
A imagem do profissional também pode se refletir nas vendas. Isso porque, tanto a escrita como a fala, serão importantes para a comunicação com o cliente. O mais interessante não é fazer um julgamento, pois aqueles mesmo candidatos que usam muitas gírias, podem ser os que mais vendem.
Indica-se, portanto, ponderar nesta análise e avaliar até onde sua linguagem pode interferir nas vendas. Uma boa dica é fazer uma pesquisa sobre o candidato nas redes sociais, pois isso o ajudará a fazer a melhor seleção de representantes.
Aproveite as dicas e faça a melhor seleção de representantes!
Por fim, esperamos que este artigo tenha sido relevante para você gestor fazer a melhor seleção de representantes para o seu negócio. Ao avaliar esses itens com cautela, você poderá evitar uma série de transtornos futuros por contratar um profissional inadequado.
Sendo assim, não se precipite! Faça uma avaliação minuciosa da ficha do candidato e sempre leve em consideração o segmento da empresa. A equipe RepresentaMais está pronta para fornecer todo o suporte que você precisa neste processo.
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