Treinar e capacitar seus representantes deve ser um pilar para todo gestor comercial. Isso porque, este será o profissional responsável pelo contato direto entre sua empresa e o público-alvo. Sendo assim, ele deverá carregar consigo o propósito e a essência da representada.
Da mesma forma, o treinamento é fundamental para ampliar as qualificações do profissional, seja na maneira de se comunicar com o cliente, seja pelo maior conhecimento, ferramentas e atualizações referentes ao produto e ao mercado. A ideia é aumentar o potencial do profissional e, por consequência, a capacidade de vendas.
Pensando nisso, elaboramos um artigo completo com algumas das principais maneiras de treinar e capacitar seus representantes. Acompanhe o artigo e saiba mais!
1. Acompanhe o desempenho
Em primeiro lugar, uma forma de treinar e capacitar seus representantes, é acompanhar o desempenho individual deles. Algumas empresas, por exemplo, utilizam o sistema de metas para avaliar sua performance.
Esse processo, contudo, também pode ser realizado de forma diária, a partir de ações internas com reflexões sobre a empresa, bem como sobre o produto e/ou serviço que são ofertados.
Além disso, os feedbacks periódicos podem ajudá-lo a entender as necessidades dos representantes. Sendo assim, você pode definir as pautas para treinamento como uma forma de suprir esses pontos.
2. Faça um levantamento de pontos fortes e fracos
Todo profissional possui seus pontos fortes e fracos. Ao entender esses pontos, é possível direcionar suas atividades – e isso não deixa de ser um complemento à avaliação de desempenho. Afinal, enxergar seus erros é o primeiro passo para corrigi-los. Quando você participa de perto da rotina da sua equipe, pode ver necessidades além do que eles mesmos enxergam.
Por consequência, ao treinar e capacitar seus representantes, você poderá incentivá-los a buscar o melhor de si.
3. Organize um material de direcionamento
Ademais, outra maneira de treinar e capacitar seus representantes é através da organização de um material escrito, que possa direcioná-los. Pode acontecer de recrutar alguém que nunca trabalhou no segmento da sua empresa, e neste caso, você deverá apresentar uma série de questões, inclusive o público-alvo.
Existem também os profissionais que já conhecem o setor, mas que precisam entender o posicionamento da representada no mercado. Essa, portanto, é uma necessidade em todos os casos.
Sendo assim, você pode organizar uma apostila, catálogos, artigos. Os vídeos ou reuniões presenciais também são importantes, mas ter esse material deve ser um recurso obrigatório, porque o ajudará a lembrar de todas as etapas mesmo após o encontro.
4. Invista em eventos de qualificação profissional
Os eventos periódicos podem ajudar a atualizar os profissionais acerca do mercado em que eles estão inseridos. Essa é, portanto, uma ótima maneira de treinar e capacitar seus representantes. Procure chamar outros profissionais renomados em gestão comercial e que estejam dispostos a explicar de forma prática as novidades que estão surgindo.
Além disso, informações sobre vendas, networking, marketing também são importantes para aprimorar as habilidades dos representantes.
5. Avalie o nível de conhecimento
A avaliação do nível de conhecimento é uma etapa após treinar e capacitar seus representantes, mas não deixa de ser importante para este processo. Quando você realiza questionários e dispõe de métodos para analisar como está sua equipe, ela se submete ao procedimento de questionários, feedbacks, e outras formas que farão os próprios representantes avaliarem sua conduta.
O autoconhecimento, neste caso, é uma consequência que poderá desenvolver frutos, pois além de você entender como está o profissional, ele mesmo poderá correr atrás de fortalecer suas habilidades.
Realize esse processo para treinar e capacitar seus representantes!
No mais, aproveite essas dicas para treinar e capacitar seus representantes. Lembre-se que cada segmento possui suas atribuições e, portanto, existem variáveis específicas que os profissionais devem ter conhecimento. Afinal, se ele é o elo entre sua empresa e o público-alvo, será preciso entender tudo sobre a representada.
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