O levantamento de concorrentes deve ser um recurso obrigatório dentro do planejamento comercial de representantes. Isso porque, o estudo de mercado é imprescindível para conhecimento do público-alvo, bem como para a criação de estratégias para suprir as necessidades desses consumidores.
O uso de dados e pesquisas, por exemplo, são fontes essenciais para a tomada de decisão na empresa. Da mesma forma, a identificação da concorrência é necessária para que o representante saiba como responder perguntas acerca de outros competidores do mesmo segmento.
Sendo assim, quanto mais inteirado o representante estiver do mercado e dos competidores em questão – inclusive acerca de seus pontos fortes e fracos – melhor será para sua argumentação. Acompanhe o artigo e conheça o passo a passo para fazer o levantamento de concorrentes:
1.Determine os objetivos para o levantamento de concorrentes
Em primeiro lugar, você deve determinar os principais objetivos para fazer essa análise. Sendo assim, será possível organizar metas curtas para alcançar esse propósito a longo prazo.
Ao estabelecer essas questões no início do processo, pode-se definir prioridades no momento de realizar um estudo de mercado. Veja alguns exemplos:
- Obter melhor posicionamento de mercado;
- Melhorar a percepção dos consumidores sobre sua marca;
- Precificar seus produtos e/ou serviços;
- Conhecer pontos fortes e fracos da empresa;
- Entre outros.
2.Identifique a melhor forma de coletar esses dados
A próxima etapa de levantamento de concorrentes é identificar a melhor forma de coletar os dados. Isso porque, este tipo de investigação pode ser realizada de diversas formas, seja a partir de bancos de dados públicos, consulta a clientes antigos, ferramentas de análise na internet, entre outros.
A melhor alternativa será aquela que despender um menor tempo da sua equipe. Quanto mais rápido houver o levantamento desses dados, mais rápido será o alcance do objetivo. Lembre-se também que esta etapa pode demandar custos. Por isso, o ideal é fazer uma análise prévia para saber qual será o nível de dedicação do time.
3.Faça o levantamento e apresente para os representantes
Por último, mas não menos importante, você deve fazer o levantamento de concorrentes final. Assim que tiver os dados em mãos, será possível fazer uma interpretação dos pontos fortes e fracos dos seus concorrentes e de como o trabalho deles pode afetar a sua empresa.
Lembrando que ao entender os pontos fracos dos outros competidores, será possível ampliar os pontos fortes nos produtos e/ou serviços da representada. Os resultados obtidos devem ser consolidados em um documento oficial e disponibilizado para a equipe, sobretudo as partes interessadas nos estudos para colocar o objetivo em prática.
Use as informações de levantamento de correntes a seu favor!
No mais, esperamos que este artigo tenha sido relevante para o seu levantamento de concorrentes. Este é um processo essencial dentro do planejamento comercial, tendo em vista que o documento pode embasar as próximas ações da sua equipe. Vale destacar a importância de inserir informações como site da empresa, canais de venda utilizados, localização, posição de mercado aparente e vantagens competitivas percebidas. Desse modo, é possível se aprofundar tanto na equipe interna como no mercado externo – afinal, ambos são necessários para otimizar as vendas.
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