Ter representantes comerciais em sua empresa pode ser uma ótima solução quando o objetivo é aumentar o número de vendas.
Uma coisa é fato: para que qualquer empresa se mantenha no mercado, adotar estratégias de vendas é importante, afinal, são as vendas que garantem um bom faturamento. Contudo, nem sempre é tão fácil encontrar a estratégia correta ou então conseguir o melhor time de vendedores. Uma solução, no entanto, pode ser contratar representantes comerciais.
Há de se considerar, porém, que não basta apenas realizar a contratação, entregar os catálogos da empresa e torcer para que tudo corra bem. Embora a gestão desse tipo de terceirizado seja diferente, como já explicamos aqui, é importante que os gestores fiquem atentos a alguns pontos importantes.
No post de hoje, você vai entender quais são estes pontos e o que fazer para ter sucesso na contratação e gestão de representantes comerciais. Veja tudo a partir de agora.
Como contratar e gerir representantes comerciais
Contratar representantes comerciais para a sua empresa é, realmente, uma das melhores soluções. Isso porque eles podem ir direto até o cliente-alvo da empresa. Além disso, geralmente, são profissionais que já estão preparados para realizar vendas, já que ganham por comissão, por isso também são capazes de aumentar o faturamento do seu negócio.
Contratar e gerir esse tipo de profissional, no entanto, não é tão simples, sendo preciso desenvolver algumas ações para que, com isso, sua empresa consiga aumentar o número de vendas e clientes como deseja. Para tanto, algumas estratégias e ações são válidas. Veja:
1 – Organize-se
A questão da organização diz respeito a preparar a sua empresa para que ela possa ter representantes comerciais. Isso vai desde o processo de recrutamento, que deve ser desenvolvido por profissionais capacitados, como também no que diz respeito à disponibilização de materiais para que o representante possa vender os seus produtos.
Sabemos que bons profissionais conseguem trabalhar com os recursos que possuem, mas é importante proporcionar, na medida do possível, elementos que facilitem e reforcem o seu trabalho. Então pode ser que outros profissionais também se envolvam nesse processo de organização, como o time de marketing, por exemplo.
2 – Saiba o que a sua empresa deseja para que possa realizar contratações certeiras
Cada empresa possui objetivos, missões e valores próprios. Assim, existem profissionais que se enquadram melhor dentro destes elementos, isto é, conseguem representar bem a sua marca. Então é preciso identificar quem são eles através de processos seletivos bem elaborados.
E, mais uma coisa, não se esqueça de se certificar se o profissional possui registro atualizado no CORE para que possa realizar suas atividades.
3 – Estabeleça objetivos e metas
Depois da contratação, é importante que, durante o processo de gestão, você estabeleça objetivos e metas que sejam possíveis de serem concretizados. É importante estar em sintonia com o representante comercial para que assim, ele consiga exercer o seu trabalho com qualidade.
4 – Treine, motive, avalie e dê feedback
Disponibilizar treinamento é de extrema importância, já que é através dele que o representante conseguirá entender a proposta de sua empresa.
E, embora este seja um trabalho terceirizado, é importante também que você consiga ser um gestor que motiva, mas não só isso, que também seja capaz de avaliar e realizar feedbacks de tempos em tempos. O profissional precisa saber qual o nível de desenvolvimento do seu trabalho e quais as considerações que você tem a fazer sobre ele.
Com uma gestão clara e transparente, e com a escolha correta do profissional, é possível alavancar as vendas e aumentar consideravelmente o faturamento de sua empresa.
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