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Conheça os 8 processos que envolvem a compra organizacional.

Para a resolução de um problema interno ou externo inerente à empresa, a compra organizacional se torna um processo importante. Entenda mais sobre o assunto.

 

A compra organizacional nada mais é do que um conjunto de decisões a serem tomadas por uma empresa com a finalidade de entender quais os bens e serviços devem ser adquiridos para facilitar suas ações no dia a dia. Não obstante, esse processo avalia as escolhas entre fornecedores, bem como, marcas que estão disponíveis no mercado.

Dentro de uma gestão comercial, tais decisões são importantes, já que através desse tipo de compra a empresa pode solucionar um problema interno ou externo. Porém existem etapas a serem respeitadas para se possa obter êxito nessa ação.

No post de hoje, você irá aprender quais são estas etapas e como realizá-las de maneira adequada. Portanto o acompanhe até o final para ter mais informações.

Quais são os processos da compra organizacional?

Definidos por Kotler e Armstrong (2003), são divididos em oito os processos da compra organizacional, sendo eles:

  1. Reconhecimento do Problema;
  2. Descrição Geral da necessidade;
  3. Descrição detalhada das especificações do produto;
  4. Busca do fornecedor;
  5. Obtenção e análise de propostas;
  6. Seleção do Fornecedor;
  7. Ordem de Compra;
  8. Análise do desempenho.

É importante que o gestor comercial se atente a estes processos para que, assim, evite problemas futuros, como, por exemplo, a compra equivocada de um produto ou serviço ou a sua falta que seria fundamental para o funcionamento da empresa. Então iremos conhecer um pouco mais de cada processo a partir de agora.

1 – Reconhecimento do problema

Compra organizacional
É importante reconhecer o problema no processo de compra organizacional.

Consiste na identificação de um problema na empresa, interno ou externo, passível de resolução a partir de uma compra.

2 – Descrição geral da necessidade

Trata-se de uma descrição com detalhes da necessidade em se adquirir um produto ou serviço para que se possa resolver um problema.  Tal descrição deverá partir do departamento que identificou a necessidade em se adquirir um produto ou serviço. É importante, no entanto, que essa descrição contenha dados tais como:

  • Características do produto;
  • Preço e durabilidade;
  • Como ele irá, de fato, auxiliar as necessidades do departamento.

Além disso, é preciso incluir outros dados que possam facilitar compreensão geral da necessidade de se adquirir esse produto na compra organizacional.

3 – Descrição detalhada das especificações do produto

Essa é uma fase onde dados técnicos, como prazo de entrega e pagamento, bem como, processo logístico e periodicidade são identificados.

4 – Busca do fornecedor

Esse é um momento onde se levantam possíveis fornecedores do produto. Porém é preciso analisar qual oferece as melhores condições que se relacionam a: prazos de entrega, preço e qualidade.

5 – Obtenção e análise de proposta

Compra organizacional
Entender todos os detalhes das análises de proposta é fundamental para a realização de uma boa compra organizacional.

Essa é uma ação realizada tendo em vista a complexidade da compra. Assim, ao obter as propostas, muitos colaboradores podem fazer parte do processo de análise, podendo envolver engenheiros e consultores, por exemplo.

6 – Seleção do fornecedor

Com todas as informações, atributos e critérios necessários, chega então o momento da seleção do fornecedor. Nesse caso, aceita-se algumas propostas enquanto outras são rejeitadas.

7 – Ordem de compra

Trata-se de uma etapa o comprador reúne em apenas um documento especificações técnicas, quantidades, tempo de espera e outras garantias para fazer a compra.

8 – Análise do desempenho

Por fim, depois da realização de todos os processos, acontece então a análise do desempenho. Esta nada mais é do que uma comparação de resultados que se esperava com a compra do produto com aqueles que realmente se obteve. Portanto poderá haver continuação com o produto, bem como, modificação ou cancelamento dos contratos.

Quer saber mais sobre como implantar este processo em sua empresa? Então entre em contato a RepresentaMais e melhore os processos de vendas da sua empresa!

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