Gerir uma equipe requer recursos e estratégias que visem garantir a qualidade do trabalho assim como, aumento no número de vendas. Parte disso, vem das métricas para gestão de vendas. Entenda mais sobre o assunto a partir de agora.
É muito comum que o gestor de vendas se veja perdido em alguns momentos do seu trabalho, afinal, é um desafio e tanto ter de gerir uma equipe que não possui presença física ou regular.
Desse modo, para que ele possa ter mais visibilidade do que a equipe está fazendo e também consiga medir seu desempenho, é importante que ele utilize a seu favor os chamados Key Performance Indicartors (KPIs), que em português, são conhecidos como indicadores de performance. Assim, o ideal é escolher aqueles que mais são relevantes para o seu negócio.
Pensando nisso, separamos uma lista com as métricas para gestão de vendas que são essenciais para o seu trabalho e conseguir gerenciar sua equipe de vendas de maneira qualificada. Veja mais a partir de agora em mais um post informativo da RepresentaMais.
5 métricas para gestão de vendas: conheça mais
1 – Novas oportunidades/leads
Para expandir um negócio, é essencial a identificação de novas oportunidades. Para isso, os gestores devem compartilhar com os seus vendedores dados que facilitem essa visão, baseando-se nos seguintes fatores:
- Qual a contribuição dos vendedores para a expansão do seu território;
- Existe uma meta de vendas individual e coletiva? Se sim, todos estão conseguindo alcançá-la?
- A meta está alta/baixa demais?
Ao compartilhar esses dados com a sua equipe, você permitirá que cada analise a si mesmo bem como, aos colegas da equipe. Isso criará uma competição saudável, que irá motivar a sua equipe e você poderá acompanhar tudo de perto através dos números.
2 – Tamanho do ciclo de vendas
É de suma importância entender como está funcionando o ciclo de vendas da sua equipe, ou seja, saber em quanto tempo os seus representantes estão fechando o mês. Nesse momento, é natural que você encontre vendedores que estejam fechando o seu ciclo de vendas em 3 semanas, enquanto outros, em 6.
É nesta hora então, que você irá analisar qual é o ciclo que garante que mais negócios sejam fechados. Contudo, não se esqueça de analisar a qualidade das negociações, pois este também é um fator importante.
3 – Pontos de contato
Uma das métricas para gestão de vendas que você precisa se atentar, são as médias de pontos de contato. Isto é, baseando-se em quantas videoconferências, e-mails e telefonemas se torna possível fechar negócio. Lembrando que esse número deve ser o menor possível, já que isso vai fazer toda a diferença no tempo de fechamento de negócio.
Portanto, verifique quais são os representantes que fecham vendas em tempo recorde, analisando quantos pontos de contato eles fizeram e quais são as suas principais estratégias. Assim, será possível compartilhar isso com toda a equipe.
4 – Satisfação dos funcionários
Algo importante a se analisar, levando em consideração que um representante comercial sem energia e ânimo para realizar o seu trabalho é alguém que não conseguirá fechar bons negócios.
Portanto, baseando-se na eficiência das métricas para gestão de vendas, busque um feedback constante dos funcionários, solicitando que cada um classifique a sua satisfação no trabalho e tendo o cuidado de realizar perguntas que sejam capazes de compreender o que os deixam felizes ou não. Depois, faça uma comparação dos resultados e da sua meta.
5 – Preços do concorrente
Por fim, a última métrica para gestão de vendas a qual você deve observar são os preços do concorrentes, pois isso irá ajudar a criar estratégias que sejam mais competitivas.
Não obstante, tal análise permite a criação de ofertas e promoções que podem alavancar o número de vendas.
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