Uma boa pesquisa de satisfação com os clientes é fundamental para entender como a sua marca está sendo vista no mercado. Desse modo, é possível desenvolver novas estratégias e melhorias, a fim de que a experiência do consumidor seja cada vez melhor.
Esse monitoramento deve contínuo, afinal, quanto melhor é a apresentação da sua marca para o público-alvo, mais eles irão recomendar seus produtos e serviços. Trata-se de um ciclo positivo em que o objetivo da empresa poderá ser alcançado: vender mais e tornar o cliente um fiel defensor da sua marca. Sendo assim, ele mesmo cumprirá o papel de divulgá-la.
Levar em consideração que os consumidores possuem uma participação cada vez mais ativa nas marcas é um ponto chave para que a empresa possa suprir suas necessidades. Mas, afinal, como fazer uma pesquisa de satisfação com os clientes? Continue conferindo o artigo e saiba mais!
Qual é a importância de realizar a pesquisa de satisfação com os clientes?
Em primeiro lugar, deve-se considerar o quanto a pesquisa de satisfação com os clientes pode ser um instrumento decisivo para entender o quão “felizes” eles estão com a sua marca e com os produtos e/ou serviços ofertados.
Além disso, esse processo também contempla fatores como atendimento e interação. Isso porque, existe um conjunto de aspectos que podem identificar uma boa experiência.
Muitas vezes, na função de gestores e empreendedores, não é possível entender o que está faltando, quais são os erros e como melhorá-los. Você pode se perguntar, por exemplo, o motivo pelo qual seu produto não é reconhecido, se possui tantos benefícios. Quando se entende a perspectiva do cliente, é possível atentar-se para essas possíveis falhas e melhorá-las cada vez mais.
Pode parecer um ato simples, mas que mudará o relacionamento e a entrega de produtos e serviços para os clientes!
Como fazer uma boa pesquisa de satisfação com os clientes?
Agora chegou o momento da prática! Elaboramos alguns passos que serão muito eficientes para que você faça uma boa pesquisa de satisfação com os clientes. Vamos conhecer?
Entenda quem é o público-alvo
Uma empresa pode obter diferentes personas. Você deve segmentar esses grupos, a depender do seu objetivo de resposta. Sendo assim, é importante recortar esses clientes e a área da sua empresa em específico.
Construa um foco para a pesquisa
Sua pesquisa de satisfação com os clientes pode ter diferentes focos. Por exemplo, é possível avaliar como anda o atendimento nas lojas, ou como estão os resultados das vendas do produto X. É muito importante estabelecer esse objetivo, a fim de obter uma resposta clara.
Defina o melhor canal para exibir o formulário
Existem diversas possibilidades para encaminhar o formulário ao cliente: seja impresso, digital ou através de ligações telefônicas. É importante que essa escolha seja feita com base no seu nicho de atuação.
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Use indicadores para avaliar os resultados
Após coletar todas as respostas necessárias, é preciso avaliar com paciência e sabedoria. Uma boa estratégia é inserir em gráficos e tabelas e apresentá-las em reuniões com a sua equipe. Desse modo, todos podem entender como estão os resultados e apresentar as melhores sugestões para cada etapa.
O uso de indicadores, como Net Promoter Score (NPS), Customer Effort Score (CES) e Customer Satisfaction Score (CSAT) são formas comuns de obter esses resultados desejados. Vale a pena conferir o ideal para sua empresa!
Aproveite as pesquisas de satisfação e escute o que seu cliente tem a dizer!
Por fim, vale ressaltar que tudo que é feito em uma empresa tem o objetivo de suprir as necessidades e/ou solucionar os problemas do seu público, não é mesmo? Sendo assim, ter uma escuta empática para com o cliente, é uma forma não apenas de aproximar-se dele, como também de obter sucesso nas suas vendas.
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