A vantagem competitiva e posicionamento de mercado devem ser considerados como dois pilares para uma empresa. Isso porque, ambos fundamentam o motivo pelo qual o consumidor deve escolher a sua marca, e não a do concorrente.
Trata-se, portanto, do diferencial que você assume diante do seu público-alvo, a partir de soluções positivas que buscam resultados mais atrativos. Sendo assim, é fundamental que a representada tenha o entendimento de qual é essa posição, pois ela será a base da postura do gestor comercial e dos demais integrantes da equipe externa.
O correto entendimento e aplicação prática dos conceitos de vantagem competitiva e posicionamento de mercado irão influenciar nas ações de marketing e estratégias de vendas da empresa. Sendo assim, para melhor compreensão dessas ideias, elaboramos um conteúdo completo. Veja a seguir:
Vantagem competitiva
O que vem à sua mente ao visualizar o termo “vantagem competitiva”? Em primeiro lugar, esse termo não se trata apenas de um ponto forte de uma empresa, mas sim, de uma habilidade que se sobrepõe à de outros concorrentes. Essa vantagem atribui valor a um produto e/ou serviço que a marca oferece, portanto, quanto maior o benefício na vida dos clientes, mais eles estarão dispostos a pagar. Sendo assim, essa relação de custo-benefício é resultante da capacidade que a empresa tem de solucionar, de alguma forma, os problemas dos clientes.
Vale ressaltar também que, para ser considerada uma vantagem competitiva é preciso obter algumas características essenciais, como por exemplo:
- Difícil de ser copiada;
- Única;
- Sustentável;
- Superior à concorrência.
Trata-se da união entre competências internas da empresa e as necessidades externas, isto é, as dores dos clientes. A vantagem competitiva e posicionamento de mercado, portanto, andam juntos. Isso porque, este segundo depende do anterior, ou seja, da capacidade de geração de valor de uma organização.
Como determinar as vantagens competitivas de uma empresa?
Dentre as maneiras de competir no mundo dos negócios, pode-se destacar: estratégia de diferenciação, liderança em custo e enfoque. Para executá-las, contudo, é necessário executar o passo a passo:
Determine os pontos fortes da empresa
Neste primeiro item, é importante destacar quais são as habilidades da sua empresa. Faça esse questionamento em grupo e veja quais são os diferenciais que vocês possuem. Perguntem-se: O que fazemos bem?
Depois, verifique dentre esses pontos fortes, quais são os melhores em relação à concorrência. Caso seja uma empresa de calçados, por exemplo, analise a qualidade de produção dos calçados, a maior agilidade de entrega pela internet ou a variedade em números.
Verifique as oportunidades e ameaças do mercado
Você já ouviu falar em “Análise Swot”? Ao pensar em vantagem competitiva e posicionamento de mercado, essa é uma técnica imprescindível para qualquer planejamento estratégico. Isso porque, ela identifica as possíveis oportunidades que antes você não se aprofundava no seu negócio. Além disso, analisar as possíveis ameaças é uma forma de se preparar com antecedência e manter-se à frente dos imprevistos que podem surgir.
Vantagem competitiva
No mais, é possível concluir que todos esses pontos de excelência identificados podem ser vantagens competitivas. Após conhecê-las, você deve optar pela melhor estratégia de posicionamento de mercado.
Leia também: Você sabe a melhor forma de remunerar seus representantes comerciais.
Estratégias de posicionamento de mercado
Ao definir a vantagem competitiva e posicionamento de mercado, é preciso levar em consideração esses tipos de estratégias. Lembre-se, contudo, de deixar claro qual é esse posicionamento.
- Diferenciação: a ideia é fidelizar os clientes à marca, o que reduz a sensibilidade do preço e aumenta as margens.
- Custo: trata-se do foco na redução dos custos de produção e ganho de escala.
- Enfoque: consiste na ideia de foco a um grupo exclusivo de clientes.
Aplique os conceitos de vantagem competitiva e posicionamento de mercado na sua empresa!
Por fim, a partir do entendimento da importância da vantagem competitiva e posicionamento de mercado, chegou a hora de aplicar a melhor estratégia para a sua empresa! Lembre-se que, como gestor, você deve considerar todos os prós e contras para a sua equipe e para a representada como um todo.
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