Para representada

Gestor, você sabe definir a persona?

definir a persona

Todo gestor deve saber como definir a persona para o seu negócio. Isso porque, trata-se de uma estratégia imprescindível para compreender quem é o seu cliente e como suprir suas necessidades, desejos e anseios. 

Sabendo disso, é possível traçar um objetivo para se comunicar, educar, entreter e, principalmente, converter seus potenciais clientes em vendas. Afinal, só é possível manter um relacionamento com alguém que você conhece, não é mesmo? Quando o assunto é o consumidor dos seus produtos e/ou serviços, isso não é diferente. 

Sendo assim, tenha em mente que este conhecimento é essencial para a representação comercial. Pensando nisso, preparamos um artigo completo com tudo sobre o tema, incluindo o que é e como definir a persona para sua empresa. Confira a seguir: 

O que é uma persona?

Em primeiro lugar, pode-se afirmar que uma persona é, como o próprio nome revela, a personificação do usuário de um determinado produto e/ou serviço, bem como dos aspectos que influenciam diretamente na sua decisão de compra. Em outras palavras, trata-se da representação do seu cliente ideal. 

Vale ressaltar, contudo, que ao definir a persona para o seu negócio, é essencial se basear em informações reais, com base em pesquisas acerca de um determinado cliente ou histórico da sua empresa.

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Entenda o que é persona.

Como definir a persona?

Ao definir a persona, é preciso levar em consideração alguns pilares e atributos nos modelos utilizados. Alguns passos relevantes, por exemplo, são:

Cliente-alvo

O cliente-alvo é, basicamente, o perfil ideal de cliente da empresa representada. Deve ser definido dentro do planejamento comercial, a fim de que a marca esteja alinhada às demandas do seu público. 

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Descubra quem é o seu cliente-alvo para obter melhores resultados nas vendas.

Decisor, influenciador e usuário

Este tópico se baseia nas pessoas que fazem parte do processo de aquisição do cliente, isto é, decisor, influenciador e usuário. Dentre esses componentes, o usuário é quem irá usufruir, de fato, da compra. O influenciador é aquele que define as principais características que devem conter no produto e/ou serviço a ser adquirido. 

Por fim, o decisor é aquele responsável pela escolha final. 

Coleta de dados

É muito importante, que ao definir a persona, haja uma coleta de dados. Ao mapear o perfil do cliente, bem como o decisor, influenciador e usuário (participantes do processo de compra), deve-se partir para a escolha de um cliente. Desse modo, é possível realizar pesquisas com base no seu histórico, incluindo informações profissionais e pessoais acerca dele e dos seus influenciadores. 

Persona

Logo mais, chegaremos ao momento de definir a persona. Esse é, portanto, o resultado do processo de personificação dos integrantes do cliente-alvo. Quanto mais específico e detalhado for esse perfil, melhor será a compreensão do gestor e mais assertivas serão suas estratégias de marketing e captação. 

Sendo assim, algumas informações gerais que você pode incluir são: 

  • Idade;
  • Cidade e estado da sua residência;
  • Hobbies;
  • Estado civil;
  • Se possui filhos;
  • Em quais redes sociais ela está cadastrada;
  • Grau de escolaridade;
  • Formação acadêmica (se houver);
  • Os benefícios da compra do seu produto para a carreira da sua persona;
  • Entre outros.
Construa a sua persona.

Leia também: 8 dicas para aumentar as vendas para a sua pequena empresa.

A importância de definir a persona na representação comercial

Por fim, vale destacar que definir a persona é essencial não apenas para gestores, como também para os representantes comerciais. Isso porque, ao longo do processo de prospecção e negociação com os clientes, é preciso entender o comportamento dos seus clientes, e ainda entender os participantes do seu processo de compra.

Esses fatores são essenciais para evitar equívocos na abordagem, bem como obter um maior desempenho na comunicação e no processo de vendas como um todo. 

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