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Levantamento de concorrentes: 3 motivos para você fazer

Levantamento de concorrentes: 3 motivos para você fazer

O levantamento de concorrentes é uma das maneiras mais eficazes de monitorar o mercado e adquirir um diferencial competitivo. Independentemente se você está iniciando um novo negócio ou se você já é gestor de uma empresa consolidada no mercado, fazer uma análise de mercado é fundamental. 

Isso porque, esse processo auxilia não apenas na coleta de informações importantes, como também na criação de estratégias para crescimento e avanço do seu negócio. Sendo assim, é possível tomar melhores decisões e, por consequência, ampliar as vendas. 

Se você deseja realizar o levantamento de concorrentes de forma adequada, é interessante agregar no seu documento, fatores como monitoramento de preços, canais de vendas e vantagens competitivas percebidas. Quanto mais informações sobre os outros competidores, melhor! Pensando nisso, selecionamos 3 motivos para coletar esses dados. Veja a seguir: 

1. Descobrir os principais pontos fortes e fracos da sua empresa

Em primeiro lugar, o levantamento de concorrentes é uma ferramenta de suma importância para identificar ameaças e oportunidades para o seu negócio. Além disso, é um ponto de descoberta para pontos fortes e fracos, abrindo espaço para que você analise o cenário em que está e construa uma vantagem competitiva. Sendo assim, você associa a um bom posicionamento de marca em relação à concorrência. 

Vale lembrar também que, ao realizar o levantamento de concorrentes, é possível ter uma base para traçar novas metas e objetivos. Por consequência, há uma redução do número de falhas, já que as mesmas são previstas anteriormente. 

2. Tomar decisões baseadas em fatos concretos

Ademais, outro benefício do levantamento de concorrentes é poder tomar decisões baseadas em fatos concretos. Em outras palavras, se há uma análise de dados do mercado, é possível tomar decisões estratégicas e não apenas intuitivas ou baseadas em achismos. 

Sendo assim, fatores como canais de vendas, linguagem de conteúdo, abordagem com o público, e outras questões também podem ser exploradas. A ideia aqui, contudo, é justamente entender o que o concorrente faz e, a partir disso, buscar inovar. Para isso, sugerimos que, como gestor comercial, você se pergunte:

  • Existe um relacionamento de proximidade com o público-alvo?
  • Existe uma vantagem competitiva? Qual é? 
  • Os clientes ainda permanecem com anseios? Como posso supri-los? 

Com certeza essas condições facilitam uma tomada de decisão certeira, contribuindo para que a empresa tenha melhores resultados a longo prazo. 

Levantamento de concorrentes

3. Traçar novas estratégias

Por último, mas não menos importante, o levantamento de concorrentes possibilita traçar novas estratégias. Isso porque, a partir da análise dos seus adversários dentro do segmento de mercado em que você atua, é possível coletar informações que contribuirão para a vantagem competitiva e posicionamento de mercado. Por consequência, é possível se preparar dentro de uma perspectiva futura de desenvolvimento do seu negócio.

Atualize o levantamento de concorrentes com frequência!

Por fim, vale lembrar que quanto mais você se aprofundar acerca dos concorrentes, melhor serão os benefícios para sua empresa, seja no que se refere aos representantes comerciais, seja para a equipe interna, considerando fatores como pesquisa e desenvolvimento. 

Esses são apenas alguns dos benefícios que o estudo adequado da concorrência proporciona. Muito além disso, é possível usar todas essas informações para inovar dentro da gestão comercial da sua empresa e elaborar uma experiência de consumo ainda melhor para o seu público-alvo. 

Pensando na importância de ajudar gestores a obterem sucesso nas suas vendas, a Representa Mais, uma marca de propriedade da MR Partners, construiu uma metodologia própria para auxiliar desde o planejamento estratégico, consultoria e assessoria, até a gestão de representantes comerciais.

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